segunda-feira, 9 de junho de 2014

Cerimónias de Investiduras - o grande fim de semana

Decorreram, no 1º fim de semana de Maio, as Cerimónias de Investidura dos Associados do Núcleo de Chaves (fundado no dia 18 de Janeiro deste ano), integradas nas Cerimónias de Promessas dos Escuteiros do Agrupamento 198 – Chaves e coincidentes com o final das Comemorações do Cinquentenário daquele Agrupamento do CNE e da Região de Vila Real.

As cerimónias tiveram início no dia 3 de Maio, Sábado, com a Orientação da Recitação do Terço por parte do Núcleo, a que se seguiu a tradicional “Velada d’Armas” que incluiu a Bênção da Bandeira de Núcleo, e na qual participaram também o Presidente Nacional, Jorge Caria e a “nossa” Mariana Lopes, Associada do Núcleo de Urgezes (e antiga Escuteira do Agrupamento 198).





















O ponto alto das celebrações decorreu no Domingo, dia 4 de Maio – dia da Mãe, na Eucaristia Dominical, com a (emotiva) Cerimónia de Renovação de Promessas dos Associados do Núcleo na qual participaram, para além do Presidente Nacional, a maioria dos Associados do Núcleo de Urgezes e uma representação do Núcleo Cidade de Vila Real, que apadrinharam a investidura dos Fraternos de Chaves (que renovaram a sua Promessa Escutista sobre as três bandeiras de Núcleo presentes), numa cerimónia presidida pelo Revº. Pe. Hélder Sá (Assistente do Núcleo e do Agrupamento 198, na Igreja Matriz de Chaves), que foi surpreendido pela imposição do seu lenço castanho pelo Presidente Nacional, Jorge Caria.






As cerimónias terminaram com um almoço/festa/convívio com todos os Associados, Escuteiros, pais, padrinhos, convidados, familiares e amigos, no Jardim Público de Chaves.





Uma palavra final de agradecimento ao Rev.º Pe. Hélder, nosso Assistente, e ao amigo Anselmo, que o coadjuvou nas cerimónias e, obviamente, ao Chefe Francisco Carvalho, um dos responsáveis (em conjunto com o Sr. Pe. Hélder) pela fundação do primeiro Núcleo da Fraternidade em Chaves; CA do Agrupamento 198 e líder de uma equipa fantástica de Dirigentes e Escuteiros, que tudo fez para nada faltasse à nossa festa.

Uma palavra muito especial de agradecimento a todos os Associados do Núcleo de Urgezes e seus familiares que (muito para além da generosa oferta do mastro da nossa bandeira e da nossa placa identificativa do Núcleo para colocar na nossa futura sede) nos acarinharam e trataram como verdadeiros “afilhados”, desde a primeira hora.





Por fim, mas não menos importante, o nosso agradecimento à Comissão Permanente de Pais (CPP) do Agrupamento 198 que, incansavelmente, organizou e conduziu toda a parte respeitante ao almoço/festa/convívio.

Aqui, temos ainda a salientar que, cumprindo uma tradição da CPP, todos os géneros alimentares que não foram consumidos pelos convivas, foram entregues a uma instituição de Chaves (nomeadamente ao Patronato de S. José em Vilar de Nantes) dirigida pelas Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado.

E pronto! Já está! Somos FNA! Somos Núcleo!
Somos o Núcleo de Chaves!
E, claro … SOMOS UM!


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário